Gameterapia/ Wii-terapia: o tratamento e a cura através dos games

Consoles como o Nintendo Wii já são usados em reabilitações ortopédicas e neurológicas de pacientes. Conheça esse conceito


Leia a Matéria ou veja o vídeo abaixo:






    Dr. Paulo Eduardo Monteiro, fisioterapeuta, explica que o brasileiro é muito criativo: "Então, foi muito fácil a adaptação quando nós vimos, biomecanicamente, que seria interessante a utilização do movimento dos videogames e dos jogos interativos e de realidade virtual com os exercícios".
    "Ele vem só para somar com o que já fazemos. Ele sozinho não é só fisioterapia ou só jogo, mas com as outras técnicas que a fisioterapia já tem, ele vem só para acrescentar", diz a Dra. Bianca Azoubel de Andrade, também fisioterapeuta.
    Dra. Bianca diz: "Existem reabilitações com o videogame para tudo, não só para a fisioterapia, outras áreas também usam o videogame para suas reabilitações específicas. A tendência é evoluir, é a criação de jogos específicos para a fisioterapia. Acredito que as pessoas vão começar a trabalhar mais nisso".
    No Instituto da Criança, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, o mais difícil não é convencer as crianças a fazer a terapia, mas explicar que uma hora ela acaba: "Não usamos uma sessão inteira de 40 minutos, meia hora, de videogame. Ele é usado em um tempo menor, como parte da terapia, seja no começo, no meio ou no final. Isso vai depender da criança", explica Dr. Bianca.
    Dr. Paulo Eduardo ainda diz que "há indícios que os pacientes que fazem a ciberterapia têm uma melhora muito maior e mais rápida, se comparada aos pacientes que não a fazem".
    Dra. Bianca ainda explica: "Hoje, estamos tendo um resultado muito interessante com os pacientes aqui na Oncologia Pediátrica, com os pacientes com alguns tumores cerebrais, com alteração de equilíbrio. Com eles, vimos um resultado enorme, realmente uma melhora importante do equilíbrio, das quedas, com o uso do videogame".
    Se você quiser conhecer outros aparatos tecnológicos que contribuem para a inclusão social das pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, acesse os links acima. Você encontrará uma série de reportagens que produzimos recentemente sobre a tecnologia assistiva. Assista e supreenda-se!






GOSTOU? :) 
Clique no Botão Curtir, Tweet abaixo. 
Difunda, compartilhe para que todos tenham o prazer de conhecer esse nova forma de tratamento que pode dar bons resultados!
(também há a opção de clicar nos em outros botões para Linkedin, email, Orkut, ...)

O QUE VOCÊ ACHOU?
COMENTE AQUI OU NO FACEBOOK:


PÁGINA DO BLOG DO ROSENBERG:
http://pt-br.facebook.com/pages/Blog-do-Rosenberg/156862247719586

GRUPOS DO FACEBOOK: 
https://www.facebook.com/groups/295438963816187/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy