#Especial Reflexões sobre o Dia Internacional do Idoso (1/11) do Blog do Rosenberg


Dia Internacional do Idoso

Parabéns a todas as pessoas idosas do nosso coração, no meu caso, em especial meus avós que gosto muito.
Uma reflexão da qual gostei muito!!



Autor Jaime Leitão
Hoje comemora-se o Dia Internacional do Idoso. No Brasil, nas últimas décadas, o número de idosos vem aumentando consideravelmente, mas não têm surgido, na mesma medida, programas que garantam a ele uma condição de vida digna, sem muitos sobressaltos.

O primeiro obstáculo surge na rua. Carros em alta velocidade, motoristas que não respeitam a faixa de pedestres, ladrões que o têm como alvo preferencial, calçadas quebradas e ruas esburacadas. O segundo obstáculo aparece quando ele precisa de um atendimento de urgência em um pronto-atendimento. Costuma demorar para ser examinado e medicado, o que pode lhe custar a própria vida. O terceiro empecilho está relacionado ao que recebe de aposentadoria, quase sempre abaixo de suas necessidades porque, além de comprar comida e remédio, às vezes tem que ajudar a sustentar os filhos e os netos, que não têm o costume de recompensar essa atitude com o reconhecimento devido.

Apesar de tudo, o idoso conquista cada vez mais espaço. Prova que, independente da idade, é capaz de desenvolver uma série de atividades, inclusive adaptando-se aos avanços tecnológicos, utilizando celular, notebook, disposto a avançar sempre.

Cada vez mais a sociedade precisa despertar para a necessidade de tratar o idoso como alguém que merece consideração. Os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, por mais que eles neguem essa realidade e façam de conta que nunca envelhecerão. Devem eles, desde já, procurar entender os problemas que rodeiam parcela significativa da população, buscando soluções para que ela viva melhor, garantindo uma boa vida para eles mesmos daqui a algumas décadas.

Em vários países, idosos são convidados a visitar as escolas e contar as suas experiências, estabelecendo uma ponte entre gerações que poderá formar indivíduos mais humanos e com uma visão de mundo menos egoísta e mais solidária.

O grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer continua aos 103 anos desenhando projetos arquitetônicos, o cineasta português Manoel de Oliveira, também aos 103 anos, está dirigindo um novo filme.

Se os idosos forem mais estimulados, tratados com deferência e carinho, continuarão produzindo e a nos relatar fatos vivenciados por eles que ampliam os nossos referenciais.

O tempo é a soma de todas as épocas. Para avançar rumo ao futuro, é necessário reconhecer a contribuição das gerações, tradições, da memória, do passado. Negar o que existiu antes de nós é sufocar o nosso conhecimento e restringir a nossa visão a um corredor estreito que só nos oprime.

No Dia Internacional do Idoso, podemos refletir sobre a vida, a passagem do tempo e como podemos contribuir para que em todas as idades as pessoas sejam tratadas com respeito. Sem isso, nos tornamos robôs enfeitiçados pelo lucro e pela frieza, que só nos prejudica.

Fonte: 
http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/Colaboradores/jaime-leitao/82177-Dia-Internacional-do-Idoso-por-Jaime-Leitao



COMEMORE!! ESSE É O SEU DIA, DE UM GRANDE ABRAÇO EM SEU PAI/MÃE, AVÓS, BISAVÓS, PROFESSORES(AS), CONHECIDOS (AS), ....


GOSTOU? :)
Difunda, compartilhe para que todos tenham o prazer de ler!
Compartilhe com seu pai, mãe, avós, bisavós, conhecidos, professores (as).


 O QUE VOCÊ ACHOU?
COMENTE AQUI OU NA PÁGINA DO BLOG DO ROSENBERG DO FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/pages/Blog-do-Rosenberg/156862247719586

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy