ONU recomenda circuncisão contra HIV -> circuncisão, Brit Milá, uma sabedoria judaica milenar (o que e como é?)

Oh, sabedoria judaica milenar!!!


Já faz muito mais que 5770 anos que adota a prática do Brit Milá, e a ciência nos últimos anos está buscando por em prova explicar, suas práticas, tradições, ensinamentos, e está dando resultado, há comprovações na tradição de comer kosher, e no Brit Milá que você lê abaixo!!


Incrível!!





ONU recomenda circuncisão contra HIV

Organização formalizou política, voltada principalmente para países africanos.
Iniciativa veio após estudos mostrarem efeito da prática na prevenção da Aids.

Laura MacInnisDa Reuters


A ONU formalizou nesta quarta-feira (28) a recomendação da circuncisão masculina como forma de evitar a Aids em homens heterossexuais, especialmente em países africanos.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Unaids (agência da ONU de combate à Aids) deram aval às recentes pesquisas segundo as quais a retirada do prepúcio pode reduzir a menos da metade a vulnerabilidade dos homens quando há contato sexual com mulheres contaminadas pelo vírus HIV.

As agências disseram que países com altas taxas de contaminação entre heterossexuais devem ampliar o acesso à circuncisão masculina, dando prioridade aos jovens sexualmente ativos, mas continuando a promover o uso de preservativos e os exames regulares.

"Essas recomendações representam um passo significativo adiante na prevenção do HIV", disse Kevin de Cock, diretor de programas de Aids/HIV da OMS.

"Ampliar as circuncisões masculinas nesses países (onde elas não são comuns) vai resultar em um benefício imediato aos indivíduos. Contudo, vão se passar vários anos até que possamos ver um impacto sobre a epidemia."

Das 40 milhões de pessoas contaminadas no mundo, 25 milhões vivem na África Subsaariana, onde a atividade heterossexual é a principal forma de contaminação.

A OMS e a Unaids dizem que a circuncisão poderia evitar 5,7 milhões de casos na região nos próximos 20 anos, salvando 3 milhões de vidas.

Cerca de 30 por cento dos homens do mundo são circuncidados. Trata-se de uma prática religiosa para judeus e muçulmanos, mas a retirada do prepúcio é feita também por questões de higiene, especialmente em meninos pequenos. 
Os pesquisadores já haviam notado que o HIV tende a ser menos prevalente em áreas onde a circuncisão é mais comum. Nos últimos meses, três grandes estudos africanos haviam demonstrado que homens circuncidados têm 50-60 menos probabilidade de contaminação.

Especialistas acreditam que células do prepúcio sejam particularmente suscetíveis à contaminação pelo HIV. Não há evidências de que mulheres com parceiros circuncidados tenham menos risco, mas há estudos nesse sentido, segundo fontes da Unaids e da OMS. Seja como for, uma eventual redução na prevalência da doença entre homens heterossexuais acabaria beneficiando também as mulheres.

Os estudos feitos até agora mostram que há poucos benefícios da circuncisão em práticas homossexuais masculinas.

As agências da ONU disseram que cabe a cada país decidir como ampliar o acesso à circuncisão, um procedimento que custa de 50 a 100 dólares.

"Diante do enorme potencia benéfico para a saúde pública (...), os países deveriam considerar fornecer o serviço sem custo ou ao menor custo possível", disse nota conjunta das agências.

Fonte: G1 (Ciência e Saúde/ Medicina)






Como disse a ONU a circuncisão é amplamente recomendada contra o HIV. Ela também é feita no Brasil em um ritual que celebra o recebimento de Deus na vida de alguém, no catoliscismo chama-se Batismo, no Judaísmo, da qual veio, é o Brit Milá.







No Brasil, onde a religião judaica está cada vez mais presente na cultura brasileira, vários casais já fizeram esse ritual, como por exemplo os filhos dos apresentadores da Globo Angelica e Luciano Huck.



Mas o que vem a ser o Brit Milá?


O Brit Milá é um preceito positivo da Torá na qual D'us ordena realizar a circuncisão de todo menino judeu. É um dos rituais mais sagrados e como é efetuado sem a consciência da criança, significa um ato de fé acima da lógica, mantido através das gerações; é sinônimo de uma aliança viva e eterna entre o homem e D'us.



Lei Judaica
Pela Halachá, Lei Judaica, um judeu deve circuncidar seu filho no oitavo dia após o nascimento, quando sua faculdade da razão ainda não está desenvolvida. Isto significa que um judeu está ligado e comprometido com D'us o mais cedo possível, de um modo absoluto e abrangente, que transcende sua razão e percepção.


A Cerimônia / Rito








Shalom Zachor
Na primeira sexta-feira após o nascimento de um filho, é feita uma cerimônia conhecida pelo nome de Shalom Zachor, traduzido como boas vindas e agradecimento a D'us pelo nascimento do bebê. Recebe na verdade esta designação por ser no Shabat, (também conhecido como Shalom, paz), quando nos reunimos para saudar o recém-nascido (Zachor).

Costuma-se convidar amigos para celebrar a chegada do novo membro logo após a refeição de Shabat à noite, quando então servem-se alimentos e bebidas além do prato essencial desta noite: grão-de-bico, conhecido como arbis ou nahit, que simboliza luto.


Como funciona?


O Brit é executado no oitavo dia subsequente ao nascimento da criança. Por exemplo, se a criança nasceu no domingo (do pôr-do-sol de sábado até o pôr-do-sol de domingo) o Brit é realizado no domingo seguinte. Isto se aplica mesmo quando o oitavo dia cai num Shabat ou em algum Yom Tov (desde que o nascimento tenha sido de parto normal —caso tenha sido de cesariana, o Brit é adiado para o dia seguinte).

A circuncisão é realizada através de um "Mohel", homem temente a D'us, cumpridor dos preceitos judaicos e versado na prática da circuncisão, conforme as leis da Torá.

É o Mohel que decide se a criança está apta ou não a ser circuncidada. Se decidir que ela não está fisicamente capacitada a se submeter à circuncisão no tempo prescrito, por estar com icterícia, se encontrar abaixo do peso mínimo exigido (kg) ou algum outro problema, o Brit é adiado. Uma vez atrasada a cerimônia, ela não poderá ter lugar num Shabat ou em um Yom Tov, mas deverá ser realizada na primeira oportunidade.

Sempre que praticável, o Brit deve ser realizado pela manhã como sinal de nossa urgência em cumprir uma mitsvá, a vontade de D'us. Nunca deve ser realizado à noite.

Não se costuma convidar as pessoas para o Brit, mas simplesmente informá-las sobre a hora e o local, pois não seria apropriado que elas declinassem de um convite para um evento, no qual Eliyáhu, o profeta, estará presente.



 Como acontece?


Juntamente com o Mohel, o Sandec (a pessoa que segura a criança durante a circuncisão), deve ser alguém de grande estima da família e da comunidade.

O dia do Brit Milá é visto como uma festa para o Sandec, tal como para o pai e o Mohel. Geralmente, um casal (de noivos ou casados) é escolhido para servir de Kvater (aqueles que trazem a criança para o aposento onde o Brit terá lugar).

A mulher toma a criança dos braços da mãe e por sua vez a entrega ao homem que a levará para o aposento. Ele ou ainda outro homem coloca então a criança sobre a cadeira reservada ao Profeta Eliyáhu. A tradição nos diz que ao dar a honra de ser Kvater a um casal ainda sem filhos, confere-se a este uma bênção especial para que se torne fértil e tenha seus próprios filhos.

Em seguida, o pai coloca o bebê no colo do Sandec. Depois que o Mohel executa a circuncisão, mais dois homens podem receber honras especiais: um, a de segurar a criança, enquanto o outro recita a bênção e a prece especial onde em seguida é anunciado a todos o nome judaico da criança. Na refeição que se segue é costume acender velas em honra da Simchá, porém, nenhuma bênção especial é recitada.

No Bircat Hamazon, Bênção de Graças recitada após uma seudat mitsvá, refeição festiva, vários pedidos são acrescentados para o bem-estar do nenê recém circuncidado, por seus pais, o Sandec e o Mohel.

Através do Brit Milá um menino se identifica como judeu logo no início de sua vida e permanece, por toda ela, ligado à sua Fonte.





Fonte adaptada: PT.CHABAD.ORG
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/618835/jewish/Brit-Mil-Circunciso.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy