Porque os homens "são" safados, não românticos? Os velhos clichês e a guerra de sexos

ADOREI!! ! "Os velhos clichês e a guerra de sexos". Essa matéria da Mirian Goldenberg na Folha Equilíbrio do dia 20 de agosto de 2011.


Maravilhosa!! 
Homem é muito rotulado por ser isso aquilo e aquilo, já mulher é diferente, é tratada de outra forma - mas claro, tem o machismo ... -.


Leia o artigo e logo após, veja meu comentário pessoal!!


-----
miriangoldenberg@uol.com.br

Como se fossem de uma espécie superior, elas se acham únicas e dizem que os homens são todos iguais



"homem só quer sexo, mulher quer amor." "Todo homem é galinha, machista e infiel." "Homem tem medo de mulher independente."
"Homens ficam inseguros quando o salário da mulher é maior." "Homens são infantis, bobos e imaturos."
"Eles odeiam discutir a relação."
"Homem não sofre por amor." "Eles se separam e logo arranjam outra." "Eles detestam mulher inteligente."
Esses e outros clichês são crenças frequentes entre as mulheres brasileiras.
Elas repetem esses velhos chavões como se só elas, e não eles, tivessem mudado nas últimas décadas.
Não encontro entre os homens os mesmos clichês.
Eles dizem que se sentem atraídos pelas inteligentes e que admiram as fortes, poderosas, independentes.
A maioria quer sexo, sim, mas com a mulher amada. Um economista de 55 anos declarou: "Para as mulheres, todo homem é galinha. Sempre fui fiel à minha mulher. Não quero ter outra. Quero que ela seja também a minha amante. Não quero trair a minha melhor amiga".
Os dados do IBGE mostram crescimento no número de homens que se casam com mulheres mais velhas. Eles desejam uma mulher bonita, é verdade, mas desde que ela seja interessante (inteligente, bem-humorada, independente).
Como me disse um arquiteto de 47 anos: "Essa coisa de homem trocar uma mulher de 40 por duas de 20 é o maior clichê que as mulheres inventaram. Quero uma mulher interessante, uma companheira. E que mulher de 20 anos pode me ensinar alguma coisa? Não quero uma filha para ser dominada ou um troféu para ser exibido. Mas as mulheres insistem em rotular os homens".
Ou ainda, conforme um jornalista de 39 anos: "É até engraçado! As mulheres se consideram únicas, especiais, diferentes. Já nós, os homens, somos todos iguais. É como se elas fossem de uma espécie mais civilizada, superior, e nós os primitivos, seres inferiores".
Elas continuam repetindo ideias que não combinam mais com grande parte dos homens brasileiros.
Acabam, assim, reforçando os estereótipos de gênero, os mesmos que elas dizem querer destruir.
É óbvio que as brasileiras estão mais livres.
Mas parece existir uma cegueira feminina na hora de aceitar as transformações dos comportamentos masculinos e os novos modelos de ser homem.
Para conquistar uma verdadeira igualdade entre os gêneros, não seria a hora de parar de enxergar todos os homens pela mesma lente dos velhos clichês?


MIRIAN GOLDENBERG é antropóloga, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de "De Perto Ninguém é Normal" (Ed.BestBolso)



Volto a última coisa que Miriam Goldenberg disse:
"Para conquistar uma verdadeira igualdade entre os gêneros, não seria a hora de parar de enxergar todos os homens pela mesma lente dos velhos clichês?"
Faço outro questionamento:
O que pode acontecer com os homens que não estão nessa lente? Os românticos por exemplo?
De tanto a sociedade falar que homem é assim, quem é diferente, romântico por exemplo, se sente coagido a ser o contrário, não é todo homem que é como vemos na mídia!!!


O estranho é que de tanto as mulheres falarem estes esteriótipos acabam, realmente,  reforçando que todo homem tem que ser e seguir esses esteriótipos que elas mesmo dizem odiar e querem destruir; o que acontece é que elas reforçam, nem imagine quanto esse esteriótipo "homem é cafajeste, só pensa em sexo e tal" é latente, forte, tão forte que quem é diferente, é romântico - que quer compromisso...) se sente que tem que mudar, tem que ser esse homem aí que elas tanto "desprezam", mas pelo que parece são "eles que se dão bem! Ele que elas parecem querer?


Tais homens diferentes, românticos, vivem o que disse Machado de Assis, adaptando para homens:


"As Melhores Mulheres pertencem aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, eles estão errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar... aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore”. 


O mesmo pode se sentem os homens românticos, ainda mais os tímidos. Uma saída, tenta mudar para não ser romântico. Ou encontre alguém que te complete, mais em tanta sexualização e tudo mais, e a timidez é difícil. Mas não custa tentar. É possível!



GOSTOU? :)
Divulgue, passe e repasse, você estará fazendo várias mulheres mudarem, pelo menos um pouco, sua noção de homem e estará sendo desestimulando a valorização desse homem e desvalorização do homem romântico, que quer compromisso, tudo que dizemos que a mulher diz que quer!

Comentários

  1. curti la meu blog fera que curto o seu pode ser quero resposta um grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conheça essa e outras postagens também no Instragram e Facebook do @DescobrindoOSentido

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy