O que será do nosso mundo pós-pandemia? Um olhar psicoterapêutico-espiritual de Shavuot


"No Monte Sinai D'us retirou o decreto que a espiritualidade e a materialidade não se conectam. (Midrash Tanchuma, Parashat Vaera, 16)"

Shavuot, em português significa semanas. Sabem, essas semanas não vem sendo fáceis para as pessoas que atendo em psicoterapia: ansiedade, angústia, medo, temor, perdas, brigas, conflitos, ...vem ocorrendo em suas vidas dia a dia, mas juntos estamos @descobrindoosentido que a quarentena tem para sua vida particular e posso dizer que todos estão saindo mais fortes, conscientes de si e de suas limitações, empoderados que o mundo não acabou, que não estão mais sozinhos nesse mundo como antes, que a vida continua e está cheia de possibilidades! Possibilidades, que aos poucos na nossa psicoterapia, vão sendo conquistadas com o desenvolvimento da autoestima, confiança, conexão consigo mesmo, diminuição gradativa da tristeza e ansiedade com o vislumbre do propósito do que ocorre em sua vida!
Uma luz no final do túnel, juntos podemos ver!

Estamos vivendo novos tempos! A quarentena que começou em Israel, próximo da festa de Pessach (a Páscoa Judaica), está passando e as atividades essenciais estão sendo retomadas. Tudo isso levou 49 dias! Sim, o mesmo período de tempo que povo judeu levou para chegar ao Monte Sinai e receber os 10 Mandamentos, orientações, da Fonte de Tudo, D'us, conhecido como Sefirat HaOmer! Yeah! Graças, aos poucos estamos retomando as atividades!
Enquanto isso, aflitos, muitos que atendo perguntam: "Felipe o que será de nosso mundo pós pandemia?" Digo: "O que será é difícil dizer, mas como será? Será um mundo onde tocar, falar abertamente sobre a importância da espiritualidade na vida não será mais tabu, algo polêmico, contraditório, mas uma realidade que como seres bio-psico-espirituais é essencial para vida! Como podemos ver nos nossos atendimentos que levam em conta a relação entre psicologia e espiritualidade!
Concluindo, antes da pandemia e entrega dos 10 Mandamentos, orientações, vivíamos em um mundo onde a gashmiut (materialidade) e ruchaniut (espiritualidade) estavam separadas. Agora, estamos entrando em um novo tempo, onde a ciência e a espiritualidade estão entrando em coexistência. Em que problemas não serão tratados apenas como meras questões de cunho bioquímico, psicológico, social, mas também por falta de conexão consigo mesmo, ou seja, falta de conexão com espiritualidade; como podemos ver no exemplo que dia a dia aparece no consultório online: "Sou depressivo, ansioso Felipe." "Você não é depressivo, ansioso, você está depressivo e ansioso". "Como lidar com isso? Como a tristeza, ansiedade, não dominar mais a minha vida Felipe?" Vamos descobrir juntos em nossa psicoterapia com espiritualidade!



POR FELIPE ROSENBERG, Psicólogo clínico, coach e mediador de conflitos.

WhatsApp (011) 945439514 @DescobrindoOSentido (Facebook, Instagram e Blog)


Gostou? Compartilhe e ajude alguém com essa reflexão!

Assine a newsletter. Conheça a página do Blog: 

No Instagram: https://www.instagram.com/descobrindoosentido

Facebook: https://www.facebook.com/descobrindoosentido 


Abraços ou melhor toque de cotovelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy