Resenha Filme o M. Vampiro de Düsseldorf

Para os amantes do cinema,
resenha que fiz para a matéria de Psicologia e Aprendizagem.






            Acontece na pacata cidade de Düsseldorf onde assassinatos em série chocam seus moradores, o último, da pequena Elsie Beckmann, bota a cidade em estado de sítio, passando por uma extensa procura tanto da polícia quanto da população e máfia de um misterioso homem que nada mais se tem além de características como de ser um homem alto que alicia crianças comprando doces e brinquedos para depois matá-las. Máfia?É também pela máfia, pois em meio a tanto policiamento os “negócios” estão na pior e para voltarem aos “negócios” montam uma "gangue" formada por mendigos e trapaceiros, que em paralelo aos trabalhos da polícia, vasculham toda a cidade com observadores em pontos chave que o acham por meio do reconhecimento do assobio de uma melodia do assassino por um cego vendedor de balões que passando essa informação para um dos componentes da “gangue” ele é marcado com giz nas costas com a letra M (Mörder= assassino em alemão), perseguido e então julgado por quem e como, eis a questão?

            O Filme o M. Vampiro de Düsseldorf (Os Assassinos Estão Entre Nós, Uma Cidade Procura um Assassino, no título original) dirigido por Fritz Lang em 1931, é um dos grandes clássicos do cinema mundial que conta a história da busca de um assassino de meninas pela polícia e mafiosos da cidade de Düsseldorf em meio há várias pistas, desentendimentos, acusações, trapaças e companheirismo.

            Questão que vale a pena ser descoberta nesse emocionante suspense que nada mais foi que uma forma que o cineasta Fritz Lang encontrou para criticar a ordem vigente da alemã pós 1°Guerra Mundial e pré-2°Guerra Mundial, onde o nazismo estava ascendendo, se baseando na vida de Peter Kürten, o personagem M., que assolou, em especial, a Alemanha a partir de 1913 até 2 de julho de 1931, que foi julgado e morto. O filme teve dificuldades para ser lançado, Lang foi ameaçado por um representante do Partido Nazista para trocar o nome original Os Assassinos Estão Entre Nós, mudando para Uma Cidade Procura um Assassino, que em meio às pressões, enfim mudou para M. Vampiro de Düsseldorf, porém mesmo assim foi criticado, quase foi preso e condenado à morte, mas Hitler fã de seu filme Metropolis impediu, não por muito tempo, sendo judeu acabou fugindo para os Estados Unidos e abandonando sua esposa que era nazista.




*Felipe Rosenberg


Fonte: Aventuras na História (O verdadeiro M, o Vampiro de Düsseldorf)
Filme M. Vampiro de Düsseldorf 





GOSTOU? :) 
Clique no Botão Curtir, Tweet abaixo.
Difunda, compartilhe para que todos tenham o prazer de ler!

O QUE VOCÊ ACHOU?
COMENTE AQUI OU NA PÁGINA DO BLOG DO ROSENBERG DO FACEBOOK:
http://pt-br.facebook.com/pages/Blog-do-Rosenberg/156862247719586

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy