Um pouco sobre Pessach: a páscoa judaica

   Pessach é a festa da libertação dos judeus. Ela celebra um evento histórico: o Êxodo do povo judeu do Egito. Na tradição judaica, os sábios ensinam que em toda geração, e em todo e cada dia, os judeus devem se ver como se tivessem acabado de ser libertados do Egito.
   A implicação é que a liberdade não foi atingida de uma vez por todas. Requer constante vigilância. Cada dia, e cada ambiente, encerra seu próprio Egito – um poder de minar nossa liberdade. Talvez a maior ameaça venha de dentro.


A convicção que determinadas realizações estão além de nós – a crença forte, confortável, de que a pessoa não nasceu para atingir o auge da vida espiritual. Acreditar nisso é colocar barras ao redor de si mesmo, deixar-se aprisionar por uma ilusão.


Pessach, assim, é um processo contínuo de auto-libertação. A festa e suas práticas são símbolos de um conflito constantemente renovado num judeu: criar a liberdade de viver seu potencial espiritual. Esta é uma das razões pelas quais somos conclamados a lembrar nossa libertação do Egito em toda geração e todos os dias. Devemos pessoalmente "sair do Egito" todos os dias.




Mais informações: http://www.pessach2012.org/


Fonte: http://www.pessach2012.org/


Baixe o Guia para o Seder de Pessach - 2012 (PDF) clicando no link: https://docs.google.com/file/d/0B6eaYcBd2z-eWFBicF9lYi1UbEtKc1ZSc3lUOTN0dw/edit 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Timidez e Relacionamento Amoroso, algumas perguntas e respostas.

Conheça a Feira de Troca de Brinquedos

Homens pensativos e mulheres sorridentes são vistos como sexy